Metamorfoses representa uma visão sobre as mudanças distópicas de um país.
Versão reinterpretada da componente prática executada para obtenção de grau de Mestrado prático-teórico na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa – FBAUL.
Nesta reedição da componente prática original, buscou-se empregar a metamorfose diferentemente do que é habitual – como qualidade de efeito visual ou elemento de ligação entre as cenas. Utilizo-a tanto como o processo mais importante constituinte da Animação, quanto como um recurso plástico, mas também, como o principal elemento condutor da história. Tendo em vista as etapas desenvolvidas na componente teórica, foi possível o desenvolvimento de uma abordagem diferenciada, onde a metamorfose e suas transformações, representam processos e narram a história. Para o desenvolvimento narrativo da componente prática foi escolhido como tema a História do Brasil, em combinação com os conceitos filosóficos de utopia e distopia.
Argumento, Storyboard, Animação e Edição de som: Cláudio Roberto
Música: Trecho da seqüência de abertura da ópera brasileira O Guarany (1870) de Antônio Carlos Gomes (1836-1896) executada pela US Marine Band para o álbum Overtures Vol. II.
© Quadro Vermelho Produções
• 13ª. Baixada Animada – Mostra Iberoamericana de Cinema
de Animação – Rio de Janeiro e Duque de Caxias / RJ – 2019;
• Mostra online SeAnima Apresenta – III SEANIMA – Seminário Brasileiro de Estudos em Animação – Curitiba / PR (online) 2020;
• Festival MONSTRA 2021 – 20º Festival de Animação de Lisboa / Portugal – 2021;
• Mostra Experimenta Anima – II Encontro Nacional de Animação Experimental – Curitiba / Paraná (online) 2021;